quarta-feira, 24 de julho de 2013

"The End" 1969 ou 1970


Sabe o que dizem quando há uma briga de família e etc. “isso acontece nas melhores famílias”. Bem podemos aplicar isso nas bandas.Historicamente as melhores bandas são as que tem mais brigas internas como: nos Rolling Stones de Mick Jagger e Keith Richards, Dave Muistene e Dave Hetfield da Metalica, até no Guns, Axl e Slash brigaram feio, o que resultou na separação de todos os membros (exceto Axl). É claro que na maior banda de todos os tempos, a situação não era diferente! O ponto forte da briga entre os Beatles foi um desentendimento entre Ringo e John. Lennon trouxe Yoko durante as gravações do “the White album”(1968) no dia 22 de agosto, Ringo não aguentou quando foi criticado pela bateria em “Back in the U.S.S.R” pela Yoko (alguns sites falam que foi Paul quem criticou, outros que foi John), o baterista abandonou as gravações e saiu da banda temporariamente, voltou depois de quase duas semanas fora! Além das brigas entre Paul e John sobre quem tinha o controle administrativo e financeiro da banda.

No meio dessas confusões a decisão de acabar com os Beatles era inevitável. O que foi deixado bem claro nos últimos álbuns (“Abbey  Road” e “Let It Be”), mas qual foi REALMENTE a ultima musica e o ultimo álbum. A maioria das pessoas tem a resposta na ponta da língua “Let It Be foi o ultimo álbum de 8 de maio de 70” Mas a resposta esta incorreta! A decisão de acabar com a banda não foi algo repentino. E sim uma coisa já planejada.
“Let It Be” foi gravado em Janeiro de 1969, porem o álbum só foi lançado em 8 de maio de 1970. No meio período eles gravavam o “Abbey Road” de 22 de fevereiro à 20 de agosto de 1969, logo depois o álbum fora lançado em 26 de setembro de 1969. Portanto o ultimo álbum foi a ser gravado pelo conjunto foi “Abbey Road”.
E como sabemos que os Beatles já programavam se separar? Bem, a ultima musica, coincidência ou não, foi a “the end” de 23 julho a 18 de agosto de 69.  No final dela esta escrito:
And in the end
The love you take
Is equal to
The love you make

A tradução literal é obvia: Foi a despedida dos quatro garotos clasce media-pobre de Liverpool que mudaram o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário